LET THE GAMES BEGIN


And so it is/Just like you said it would be.  Alex Wang nomeado novo director criativo da Maison Balenciaga! Não sei para quê tanta especulação se no fim de contas já toda a gente estava a espera. Hoping for the best/But expecting the worse. É o que se costuma dizer! Enfim. Não é de todo um choque a escolha mas sempre tive a esperança que escolhessem alguém europeu... Guess not! Não é que o Christopher Kane fosse uma má escolha, pelo contrário, era bem melhor que o Alex, mas também não era a minha primeira escolha. Mas no caso Balenciaga nunca consegui escolher alguém para o departamento em causa. Alex Wang é o príncipe de Nova Iorque, e tal como isso indica as suas criações são Nova Iorque. Vai ser interessante vê-lo criar "roupas europeias"!
Wang sempre esteve no centro de tricas e mais tricas sobre o facto de as suas criações serem muitas vezes "livremente" inspiradas nas do Nicolas Ghesquière. Nunca se provou nada. Nem de perto. Como disse, são só tricas. O Alex é bom rapaz e é novinho (parece mais novo do que é, já tem quase 29 anos). Novo de mais para mim para tal promoção. Mas isto hoje em dia sobe-se com muita facilidade desde que a nossa madrinha seja La Wintour. De certeza que ela deu uma palavrinha lá aos amigos. 
Estou extremamente curioso para ver como vai ser a primeira colecção do Alex under La Maison Balenciaga. Não estou muito entusiasmado nem com muita fé, tendo em conta que há bastante tempo que não fico apaixonado por o que ele faz. Cheira-me que ele vai ser o Slimane desta época.


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MORTE À LA FAMILIA

Italianos interessantes fotografados por Domenico Dolce e Stefano Gabbana para Dolce & Gabbana S/S 2013
Unf... Ainda não estão fartos desta temática? Desta La Familia? Não há nada mais aborrecido do que as campanhas da Dolce and Gabbana. Bem, sejamos honestos, não há nada mais aborrecido do que a Dolce and Gabbana mas enfim... Pela milionésima vez a campanha da marca é cheia de italianos felizes e a retratar cenas de uma Itália perdida nos anos 70. Já não há paciência. Nós sabemos que voces têm amor à pátria. Começo a ter saudades da Dolce and Gabbana antiga. Desde que entraram neste modo I LOVE ITALY que não os consigo suportar, nem às colecções. A única novidade, realmente, é que pela primeira vez a campanha foi fotografada pelos designers! Sim! Pelo Domenico e pelo Stefano. O que me faz pensar se isto vai começar a ser uma nova tendência... Já há um número considerável de designers que fotografam as suas campanhas. Se isto se torna global o que será dos fotógrafos?


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FASHION AWARDS


Decidi contemplar a lista de nomeados deste ano desta terceira edição do Fashion Awards Portugal.  Faço uma pesquisa relativamente pequena e aparece-me logo no site da LUX os nomeados. E em primeiro temos logo os nomeados para melhor criadores do ano! Ora bolas! Abrem logo em grande! Quem são os nomeados? Aleksandar Protic, Luís Buchinho e Nuno Baltazar. Escolha interessante. Eu gostava de saber em que é que foi baseado esta escolha, porque certamente estes três ilustres não foram escolhidos por serem os melhores criadores de 2012. Assumir isso seria uma blasfémia. Porque para isso ser verdade o Felipe Oliveira Baptista tinha de estar nomeado, e não está. 
Continuando que ainda há muitas categorias! Melhor Novo Talento! Nomeados: Daniela Barros,
 Estelita Mendonça e João Melo Costa. Onde está a Diana Matias? Que teve só a melhor colecção apresentada no Espaço Bloom! Enfim. Eu vou saltar algumas categorias onde não há muito a dizer.
Também fiquei com curiosidade em saber em que é baseado a seleção de escolha dos nomeados da categoria Melhor Marca Nacional. Em vendas? Há alguma hipótese de a marca do Ricardo Preto, a MEAM, e a Dielmar vencerem a Lanidor? 
Também não consigo encontrar razão para a categoria Melhor Marca Internacional. Os nomeados são a H&M a Prada e a Zadig & Voltaire. Um deles eventualmente vai ganhar e o que é que vai acontecer? A Miuccia Prada vem a Lisboa receber o prémio se for a Prada a ganhar? Não percebo a razão de existir tal categoria.
Na escolha de melhor modelo feminino não está a Maria Borges que só fez New York Fashion Week e desfilou em exclusivo para a Givenchy e ainda teve o privilégio de estar ao lado da Joan Smalls e do Riccardo Tisci na última colecção Haute Couture da Givenchy. Também não está a nossa mais recente anja, Sharam Diniz, que teve um ano excepcional com vários desfiles na New York Fashion Week. Mas temos quem? Adivinhem!? Claro, a Sara Sampaio, também teve um óptimo ano mas não fez nada do referido em cima. Se calhar, não convinha mesmo estar as outras duas moçoilas nomeadas, se não poderia mesmo haver hipótese de a Sara não ganhar, e sabe deus que ela deve ter a Sharam Diniz atravessada.
No melhor modelo masculino temos o Rúben Rua, Gonçalo Teixeira e o Bruno Rosendo nomeados. Eerr.. Alguém viu o Rúben Rua a fazer alguma coisa? Esta gente tem piada. Isto a nível de homens não está muito famoso mas o Gil Soares mais uma vez conseguiu a campanha da Mangano e não está nomeado. Puseram-no como new face e o rapaz está já quase reformado. E o Fernando Cabral? Como é que ninguém se lembra do Fernando Cabral. Enfim, é por isto tudo que eu acho que este mundo é uma fantochada. São uns meninos a brincar às modas. Isto é seriamente triste e envergonha a imagem do nosso país.
Bem eu estou a estender-me. Mas não posso terminar sem falar do Melhor Fotógrafo! Frederico Martins e Pedro Ferreira disputam a corrida com um quase reformado Mario Principe que se este ano esteve em Portugal, eu não o vi em lado nenhum.
Não vou comentar a categoria Melhor Produtor Editorial (L-O-L) nem a de maquilhador ou cabeleireiro, mas acho que devo fazer um reparo aqui nesta última categoria: Melhor Comunicação Digital. Na corrida está a Vogue.pt, o Alfaiate Lisboeta  (risos) e o Artur In The Woods. Agora senhores, expliquem-me no que consiste esta categoria, porque eu não entendi. O único dos três que tem minimamente interesse é o Artur In The Woods e como o título indica se a intenção é comunicar eu digo-vos que quem faz esse papel é o Lab Daily, melhor que todos.

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PROCURA NOVO DONO


Ontem à noite dei por mim a ver a actuação da Christina Aguilera nos American Music Awards. Nunca digo que não a um bocadinho de Christina live, mas desta vez, foi um bocado complicado. Pensei que tal proeza fosse impossível. A rapariga sabe cantar, logo, é quase impossível falhar. Mentira. Sim, ela sabe cantar, mas o que aconteceu naquele palco foi trágico. Pior que aquilo só o come back da Britney nos Video Music Awards. E ninguém tem uma queda tão grande como a Britney.
A minha preocupação com a Christina está no facto que ela está no chão há muito tempo e em vez de se levantar, rebola. Desde o desastre que foi o Bionic que continua a rebolar. A miúda precisa desesperadamente de uma equipa criativa nova. Ela tem tudo para ter sucesso outra vez. Ela é a prova viva que não chega ter voz, é preciso ter imagem. E a imagem dela já teve dias melhores. Ninguém pede à rapariga que ela emagreça. Hoje em dia já é aceitável ser gorda e cantar, o que não faltam são exemplos de sucesso de cantoras com mais de 80kg... Ok, só me estou a lembrar da Adele.
Todo este novo álbum parece saído de 2008 para não dizer 2002 mas infelizmente estamos em 2012 e já ninguém quer ouvir estes acordes. Eu espero que ainda haja esperança porque é terrivelmente triste ver alguém com talento dar à costa que nem uma baleia perdida. Aguenta-te amiga.

PS: chega do bronzeado falso. 

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CITIZEN KANE GOES TO PARIS

Christopher Kane by David Hughes for Numéro August 2009
E parece que é isto! Desde que o Nicolas Ghesquière anunciou a saída e o fim da colaboração com La Maison Balenciaga que estou em lágrimas! Lágrimas! A tristeza de nunca mais na vida ver uma colecção Ghesquière tomou conta de mim. Mas tristeza não paga dividas e isto acontece tudo muito rápido. Balenciaga não é Dior e não demorou um ano para encontrar um sucessor. O que me leva a crer que isto já estava mais do que decidido e só rebentou agora. Se calhar os rumores que o Nicolas não estava a ser feliz com a direcção eram verdade...
Enfim, back to the point, tudo aponta para Christopher Kane como novo rei da Balenciaga. Eu não consigo ver ninguém a seguir a linhagem que o Nicolas deixou, muito menos o Christopher. Mas do mal o menos, eu gosto do trabalho do CK, gosto muito do que ele faz na marca dele e acho que a colaboração dele com a Donatella Versace é tudo aquilo que a Versus precisava. Mas, repito,  eu não o consigo ver a continuar o legado do Nicolas Ghesquière. Enfim, temos de esperar e ver. Mas acho que isto vai ser mais um Hedi Slimane para YSL, perdão, Saint Laurent do que um Raf Simons para a Dior. 
Não me entendam mal, eu gosto do que o Christopher faz, mas isto parece uma mega conspiração para o tornar numa lenda e eu não acho que ele seja uma lenda... Pelo menos já.


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GOTH XMAS

Marion Cotillard por Tim Walker para W Magazine Dezembro 2012
Eu tenho sempre curiosidade em ver um editorial com a Marion Cotillard e este não foi uma desilusão! Pelo contrario! Há décadas que não via um editorial com a Marion tão brutal. Acho que a última vez que a vi tão high fashion foi na Vogue Paris Setembro 2010 by Carine (claro)!
É interessante como o Tim Walker cada vez está mais longe da sua fase abonecada e está a entrar num mundo de retratos cada vez mais espantosos. E todo o tema natalício tão vincado mas nada cliché! Todo este editorial está fantástico. E a capa? AH! Vejam as imagens todas que estão to die for aqui.

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A BÍBLIA DE PORTUGAL

Daria Strokous by Daniel Jackson on Vogue Portugal
Daria Strokous by Daniel Jackson for Vogue China October 2012
















Acho que nunca dediquei tempo ou espaço a um post sobre a Vogue Portugal. Na verdade é porque as palavras já não chegam. Já disse tudo tantas vezes que é complicado reunir tudo o que penso sobre o assunto outra vez.
Ontem estava na FNAC e reparei que estava lá a nova edição da Vogue Portugal. Peguei na revista com esperança que nem sei de onde veio (eu deixei de comprar a VP quando estava no secundário). Peguei na revista e apercebi-me que a capa não foi feita cá. Nem vou entrar por aí, e até lhes dou os parabéns por conseguirem fazer a capa de vez em quando. Não quero criticá-los pelo pouco trabalho que fazem. Eu acredito que seja extremamente difícil editar uma Vogue em Portugal para Portugueses. E devem ter diversas restrições e outro tipo de complicações financeiras, etc. 
Com a notícia que a Condé Nast vai fechar certas publicações lembrei-me de quanto tempo terá a VP. A meu ver não muito. Mas já penso isso há anos e ainda aqui estão. Mas quem sou eu se não um entusiasta que não sabe o que se passa por detrás de portas fechadas. O que sei, é que o publico alvo da VP são cabeleireiros de segunda categoria. Especialmente todo o tipo de cabeleireiros que fique no primeiro andar de um prédio.
Mas de volta ao assunto: esperança que esta edição fosse diferente. Que houvesse realmente uma evolução criativa, que houvesse conteúdo que realmente fosse interessante. Mas como a capa, toda a edição era um grande vazio. Um desperdício de papel arrisco. Não sei de onde me veio a esperança, tendo em conta que há anos que é assim. As mudanças têm sido tão mínimas que até nem se reparam. Eu reparei, mas não acho que sejam de vangloriar. 
A minha missão com este post não é criticar e afundar a revista. Pelo contrário, é um mero abre olhos (eu acho que todos os que lá trabalham têm os olhos bem abertos, acho que são só preguiçosos) para todos os que contribuem para o fiasco que a revista é. 
a Vogue Portugal decide celebrar 10 anos assim//Sara Sampaio by Pedro Ferreira
Acho que o público-alvo da publicação está errado. Têm de mudar e isso envolve toda uma mudança de conteúdo. Como devem ter percebido, nos dias de hoje qualquer Zé e qualquer Maria se interessa por moda. Qualquer Zé e qualquer Maria não tem três euros para dar pela bela cara da Sara Sampaio mas dá porque quer sentir-se parte da Vogue, do business. Por dezenas de razões que todos sabemos. Mas a questão é que acaba sempre por dar.  Agora, a grande diferença é que a faixa etária que a VP deveria atingir seria dos 15 aos 50. E a VP nos dias de hoje, atinge uma população bastante envelhecida dos 40 aos 50, que frequenta os tais cabeleireiros e vernissages em diversos sítios da linha de Cascais onde aproveita para sair de lá já jantada. Tirando umas excepções de moçoilas que a compram para fazer companhia ao código civil. Este é o público da VP. Não acreditam? Da próxima vez que forem ao Chiado ou à Moda Lisboa abram os olhos.

Mais Sara!
Outra coisa importante é tirar de lá de dentro ou então fazer uma lavagem cerebral ao actual director criativo Paulo Macedo. É notório o esforço. Mas se é para copiar, que copie do melhor e não de outra Voguezeca que também tem os dias contados. Sabiam que a Condé Nast fechou a Vogue Grécia? Enfim, o director criativo não tem nada de criativo e quando dá asas à imaginação acaba com a Sara Sampaio nua ou então com um look que parece que saiu da campanha da LANIDOR. Por favor, basta sair à rua para ver o que se está a passar. Centenas de jovens têm um estilo tão próprio e autêntico que não se identifica com a Vogue Portugal. Já pensaram onde é que esses jovens procuram referências? Lê sobre moda? Não é na VP com toda a certeza.
Mais Sara!
Enfim, o que quero dizer com isto tudo é que não é difícil fazer algo interessante. É só preciso imaginação, tendo em conta que muitos meios são facultados por ser a marca que é. A maioria das revistas portuguesas mataria para ter metade desses meios. Até a PARQ consegue criar um editorial sem dinheiro mais interessante com roupas da Oura Face da Lua e da Adidas do que a VP que pode usar e abusar de Chanel e Vuitton. 
Não é a minha intenção parecer um ressabiado ou mais um a dizer como é que se faz o trabalho do outro. Eu não sei como é dirigir a VP eu só sei que o resultado é insuficiente e podia ser, a meu ver, muito melhor. 
Aqui podem encontrar o meu email, tenho todo o prazer em responder a questões. Agora, por favor, pensem duas vezes antes de escolher uma imagem que não foi capa noutra revista para fazer capa da vossa. Se não foi capa noutra revista, não deve ser capa na vossa.

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AND SO IT BEGINS

Gryphon O'Shea by Hedi Slimane for Vogue Hommes Japan F/W2012
... The end! Condé Nast has announced that they are taking out of circulations some of their magazines. To be more precise the men's magazines, except GQ. Which means, Vogue Hommes Japan is over.
It's sad. Understandable, but sad. Vogue Hommes Japan was one of the most interesting and creative men's magazines. Let's be honest, there's lot of men's magazines, but only very few are worth they're money. Vogue Hommes Japan was running since 2008 and has issued eight (if I'm not mistaken) issues. Eight wonderful issues. Full of artsy fashion editorials. Being, in my opinion the most relevant Condé Nast's men's magazine, this is sad. Well, let's see what the future brings for Vogue Hommes Japan. This is also a huge wake up call to all magazines. Especially the newcomers. It's not a good day and age to start a magazine fellows, especially a men's magazine. 

PS: models.com had a pretty cool restrospective of the magazine. Check it out.
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FUN FACT

 
Victoria's Secret fashion show is so over rated it hurts.


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TOO MUCH OF EVERYTHING AND TOO MUCH OF NOTHING

Still form Rihanna's new single Diamonds directed by Anthony Mandler
The wait is ovah! And I have to say I was expecting a little more from self entitled bad ass princess Rihanna! There's is no story in this video. It's just beautiful images of her and horses and fights around her. And let's talk about the elephant in the room: I'm so fucking sick of her drama with Chris Brown. Please, all this video reminded me of her love for him and he's dangerous and blah blah blah. It's like we're in the Rated R era or something. I thought she had exorcised all those demons by now... Guess not. Back to the video, there's too much of everything and it doesn't make sense. It's not even beautiful because there's too much stuff going on. When I saw the single cover I thought she was going to make a video about smoking diamonds. That would have been amazing. I could hear the controversy already. But then she decides to sink in the cold ocean. And to hold on for dear life to Chris Brown hand and then she puts two horses representing them selfs, and one of them is down. Uhg! Aren't you bored already? I am. Rihanna has had some of the coolest music videos in a while and now she does this. And the music is kinda boring too. Don't you think? It's cool when you first listen but then it starts to annoy you really bad. And I don't even have the song on my itunes. Anyway, I was expecting more Rihanna! Is this going to be the first downfall of Rihanna's career? What do you think?


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ANOTHER KING FALLS

Nicolas Ghesquière by Craig McDean for Interview
Omg! Omg! Omg! I'm hyper ventilating right now. Nicolas Ghesquière and Balenciaga announced that they're collaboration is over. WHAT?! I'm in shock to say the least. What will it be of Balenciaga without Nicolas? What will be of Nicolas? I mean WHY? What the hell is going on? Nicolas has been Balenciaga's creative director since 1997 and he reshaped the entire house and created the most fascinating pieces. I don't understand this revolution that has been going on for a while in the fashion business. All these changes, all these firing and hiring of designers. Since John Galliano was fired the fashion world has gone ca-ca-crazy. Did we change the natural balance of fashion by firing Galliano? Oh, well I'm waiting for more news. #Absolutely shocked.


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